Enema opaco, enema de bário ou, ainda, clister opaco tem como intuito analisar a situação do intestino grosso (cólon) e do reto. O procedimento é capaz de identificar várias doenças, como o câncer. É realizado um raio-X com contraste no intestino grosso, avaliando se há alterações na forma, na função do intestino ou, até mesmo, nas feridas.

O enema opaco identifica diversas doenças, como pólipos ou diverticulite. Para a realização desse exame é necessário fazer um preparo. Com ele concluído, há, também, alguns cuidados. Qualquer pessoa com sintomas de problemas no intestino podem fazer o enema opaco, caso o médico recomende, porém, é necessário estar atento ao preparo, que pode variar, de acordo com a idade do paciente.

ENEMA OPACO: COMO PREPARAR-SE

O preparo para o exame pode variar de acordo com a idade do paciente e do motivo que está sendo feito. Há duas formas de realização:

  1. Enema opaco simples — é utilizado apenas um contraste;
  2. Enema opaco com duplo contraste — é utilizado mais de um tipo de contraste.

O contraste usado geralmente é o sulfato de bário.

Para que o exame possa ser feito corretamente, é essencial que o intestino esteja completamente limpo. Caso tenha resíduos de fezes ou gases, é provável que alterações possam ficar escondidas e o exame não detecte. Um paciente adulto deve seguir o seguinte preparo:

  1. Jejum de 8 a 10 horas antes do exame;
  2. Não fumar durante o jejum;
  3. Não pode mascar chiclete durante o jejum;
  4. Utilizar laxante (comprimido ou supositório) na véspera;
  5. Na véspera, seguir a dieta (líquida) passada pelo médico.

Crianças com mais de 2 anos devem tomar muito líquido durante o dia. Na véspera, é necessária a ingestão de leite de magnésio, após o jantar (a quantidade irá depender da idade e do peso da criança, siga as instruções do médico). Se o exame será feito devido a prisão de ventre crônica ou megacólon, não é preciso fazer o preparo.

Durante o exame é natural — tanto adulto como criança — sentir vontade de evacuar. Após a retirada da sonda (veja abaixo como é realizado o exame) o paciente já poderá ir ao banheiro. A ingestão de líquidos após o exame é essencial, pois o bário utilizado no contraste pode prender o intestino. Recomenda-se, também, aumentar o consumo de fibras, como cereais integrais e frutas com casca. Nos dias seguintes, as fezes podem ficar esbranquiçadas ou acinzentadas. 24 horas depois o paciente deverá realizar a radiografia tardia de 24 horas

ENTENDA COMO O EXAME É FEITO

O procedimento pode causar desconforto ao paciente. Em alguns casos, dependendo do motivo que o exame está sendo realizado, o médico recomendará fazer a colonoscopiaO exame dura em torno de 40 minutos e é feito sem anestesia.

 

Antes de começar o enema opaco, o paciente passará por um raio-X simples, para garantir que o intestino está realmente limpo. Em seguida, deita-se sobre o lado esquerdo, com o corpo virado para frente. A perna direita deverá estar mais à frente do que a esquerda para facilitar a introdução da sonda.

Com o paciente posicionado, a enfermeira — ou profissional que estará realizando o exame — irá introduzir a sonda retal e o contraste. Em seguida, o paciente deverá mudar de posição, para que o contraste seja espalhado dentro do intestino. Se for preciso, o excesso de contraste é removido, bem como a sonda.

QUAIS DOENÇAS O ENEMA OPACO IDENTIFICA

Esse procedimento pode acusar qualquer problema no intestino grosso ou no reto, como:

  • Colite;
  • Câncer do intestino;
  • Tumores no intestino;
  • Diverticulite;
  • Volvo;
  • Pólipos intestinais.

No caso de crianças, o exame é recomendado em pacientes com suspeita de megacólonprisão de ventre e diarreia crônicafezes com sangue ou dores crônicas no abdômen.