audiometria é um exame utilizado para avaliar a audição, que consiste em definir o menor limiar de audibilidade individual em frequências sonoras distintas, por meio de um audiograma, além do reconhecimento de fala. O profissional utiliza os dados colhidos para determinar o tipo e grau da perda auditiva (se houver).

De acordo com a Norma Regulamentadora 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional), é um “exame que deve ser executado por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais”.

Geralmente esse exame é solicitado quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.) ou usado em consultas médicas ocupacionais (exames admissionais, periódicos, etc).

O grau de perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode ser decorrente de:

– Perdas provenientes do ouvido externo e/ou ouvido médio (condutiva)

– Perdas provenientes do ouvido interno e/ou nervos envolvidos na audição e/ou das vias auditivas sensoriais (neurossensoriais).

– Perdas mistas.

Basicamente, existem 2 tipos de audiometria:

Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva.
Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreender a voz humana, em que o paciente demostra a sua percepção e compreensão da voz humana emitida pelo examinador.

O exame é realizado da seguinte forma: o examinando é colocado dentro de uma cabine acústica (idealmente projetada para otimizar a qualidade do exame) com o intuito de isolá-lo dos sons ambientais, a qual tem uma parede de vidro através da qual o examinador pode vê-lo.

O exame é realizado em silêncio; o paciente deve apenas levantar uma das mãos, por exemplo, sinalizando o lado em que ouviu o estímulo sonoro (levanta a mão esquerda ao perceber o som chegando ao seu ouvido esquerdo).

Para testar a via óssea, é utilizado um vibrador ósseo colocado sobre o osso mastóide. Após a audiometria tonal, pode ser realizada a vocal, em que o examinando deve repetir as palavras ditas pelo examinador.

Em caso de suspeita de perda auditiva, um médico (preferencialmente um otorrinolaringologista) deverá ser consultado para avaliação e tratamento.